RESTAURAÇÃO DE SOLOS DEGRADADOS

Esta linha é destinada a valorizar solos atingidos pela erosão e degradação para restabelecer a sua finalidade original, seja agrícola, florestal ou paisagística.

Experiência piloto de aplicação de tecnosolos em cultivo de colza. Exemplo com solo nu acima à esquerda.

Restauracion suelos degradados

SOLOS CONTAMINADOS

Desenho de Tecnosolos e Biocarbonos específicos em solos que foram afetados devido a uma atividade mineira ou industrial de afeções contaminantes, desenhando à la carte soluções tendentes a descontaminar a parcela afetada.

Na parte esquerda da imagem pode ser observada a paisagem sem aplicação de tecnosolos, enquanto que à direita são observados já com a aplicação de tecnosolos que, além de permitirem o assentamento de vegetação, corrigem o pH das águas de escoamento.

DEPURAÇÃO DE ÁGUAS

Desenho e construção de zonas húmidas reativas para a depuração de águas com forte carga orgânica.

Secções de humidade reativa com tecnosolos (Detalhe do fluxo).

 

 

CONTAMINAÇÃO EM CURSOS DE ÁGUA

Consiste no abastecimento de barreiras metálicas que contêm sacos com tecnosolos específicos pelos quais passa a água contaminada, sendo os tecnosolos saturados facilmente substituídos.

Na imagem é apresentada a estrutura com os sacos já dispostos, antes da sua imersão.

Contaminacion cursos agua

RESTAURAÇÃO DE PAISAGEM

Fixação de taludes e aterros em obras públicas, assim como a restauração paisagística de explorações mineiras e pedreiras.

Experiência piloto de aplicação de Tecnosolos na autoestrada A8 (Vilalba Lugo, Espanha).

Restauracion paisaje

ELABORAÇÃO DE TECNOSOLOS E BIOCARBONOS

Tecnosolos, são solos elaborados a partir de resíduos orgânicos e inorgânicos, mimetizados de solos naturais.
Os Biocarbonos, são produtos originados na combustão de resíduos vegetais, a pressões e temperaturas determinadas, de onde são obtidos biocarbonos e biogás.

Processo de elaboração de Tecnosolos.

Elaboracion-tecnosoles

DIRETOS DE CARBONO

Na elaboração de Tecnosolos são usados resíduos orgânicos e inorgânicos retirados de aterros e outras instalações. Isto evita a emissão de metano, um gás potente de efeito de estufa. A elaboração de Tecnosolos, também fixa o carbono de forma recalcitrante: um sequestro de carbono a longo prazo que retira carbono do ciclo biológico, equivale a reduzir emissões de GEE para a atmosfera.

A EDAFOTEC, em colaboração com a BlacktoGreen, oferece aos seus clientes o cálculo das emissões de carbono evitadas ou sequestradas, suscetíveis de serem substituídas por créditos de carbono.